Otimizando as mídias da timeline

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.21.39.png

Um recurso muito útil do Final Cut X ao trabalhar com mídias mais pesadas (4K/H.264, por exemplo), é a possibilidade de criarmos versões em Apple ProRes de todo o material. O CODEC Apple ProRes apresenta compressão bem menor do que o H.264, e por isso é ideal para edição (por ser um codec intraframe, seu algoritmo é mais leve para o processador, mas isso é assunto para outro post).

Sempre que o material se mostrar pesado para sua máquina, você pode selecionar os arquivos no browser e, clicando com o botão direito (ou usando Control+click), escolher a opção Transcode Media > Optimize Media. Todo o material será convertido para ProRes, e o Final Cut vai passar a utilizá-lo automaticamente.

 Em alguns momentos queremos otimizar apenas o material presente na timeline: o playback pode ficar prejudicado pelo uso de materiais com resoluções mais altas, CODECs mais pesados ou se sua máquina não é das mais novas. Este rápido  tutorial ensina a otimizar somente o material editado.

 1) Com o projeto aberto, clique com o botão  direito sobre a Biblioteca (ou use Control+click), e escolha New Smart Collection. 

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.23.49

2) Selecione a smart collection Untitled e pressione Enter para renomeá-la. Dê o nome USADOS para ela. 

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.24.48.png

“Smart Collections são filtros automatizados que exibem somente as mídias que atendem a certos parâmetros definidos pelo Editor”

 3) Dê um duplo clique na smart collection USADOS e na janela que se abre escolha Used Media no menu pop-up da direita. Feche a janela da smart collection

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.26.10

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.26.20

4) Selecione  a smart collection USADOS. O Final Cut vai filtrar todos as mídias, mostrando somente as que estão na timeline aberta no momento

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.28.18.png

5) Selecione todos os clipes mostrados no browser (atalho: command + A) e clique com o botão direito sobre qualquer um dos clipes

6) No menu que se abre, escolha Transcode Media…. Na caixa que se abre, marque Create Optimized Media e clique em OK

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.29.31.png

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.30.46.png

Pronto! O Final Cut vai começar a criar as mídias otimizadas e, quando terminar, os clipes da timeline ficarão bem mais “leves”, pois você estará editando com o CODEC Apple ProRes.

Acompanhe o processo de conversão pressionando Command-9. Pode levar algum tempo, dependendo do número de clipes na timeline.

 Para saber se um clipe já tem uma versão ProRes criada, basta selecioná-lo no browser e checar a aba Info (“i”), no Inspector (atalho: command+4). Na parte inferior, o menu Available Media Representations indica as versões disponíveis para aquele clipe: em verde, versão disponível; em vermelho, versão indisponível (ainda não criada pelo Editor).

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.31.46.png

 

Autor: falandofinalcut

Editor de vídeo. Entusiasta de todo tipo de criação audiovisual. É pra aprender que estamos por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s