Prepare-se para o novo Final Cut X 10.4

UPDATE 10.4.1:

Aparentemente a nova versão a ser lançada dia 9 de abril exige o uso de MacOS High Sierra (10.13.2). 
O texto a seguir é uma tradução autorizada do texto de Richard Taylor.

Visite o site do autor: FCPX.TV
Ele também tem um excelente podcast: Final Cut Pro Radio


Como se preparar para o Final Cut 10.4

        Richard Taylor

Estas são técnicas que eu uso, mas não ofereço garantias. Use por conta própria. Sempre faça backup dos arquivos importantes.

O Final Cut Pro X 10.4 em breve vai estar por aqui. Esta é a hora de se preparar para uma transição suave. Sempre há uma chance de mudanças na maneira como o FCP lida com Bibliotecas, Eventos e Projetos. Após atualizar os projetos para a nova versão, você provavelmente não poderá abri-los numa versão mais antiga do app.

Se você tem uma boa estratégia de backup, então já tem a maior parte do que é necessário para atualizar para o 10.4. Eu tenho, como parte da minha estratégia de backup, cópias das Bibliotecas importantes que podem ser abertas na versão atual do FCPX.

Antes de baixar, instalar e rodar a atualização do Final Cut X 10.4

Tenha certeza de que app updates e instal MacOS estão desmarcados nas Preferências de Sistema da sua App Store.

1 autoupdate

01) Faça um clone de seu disco de boot

Isso criará um backup do aplicativo FCPX, das preferências do FCPX, do Motion e templates de terceiros, do Sistema Operacional e de todo o resto, caso você precise voltar para uma versão anterior do Final Cut Pro. Eu uso o Carbon Copy Cloner ou o SuperDuper para clonar meu drive de boot antes de uma atualização importante, como o MacOS ou o FCPX. Este e o item número 2 abaixo são os melhores e mais completos backups de segurança que você pode fazer. Eles vão garantir que você possa voltar às versões anteriores do app ou de um projeto. Caso você ainda não tenha atualizado para o MacOS High Sierra, é possível que tenha que fazê-lo para usar o FCPX 10.4. Ter um clone do OS Sierra também pode ter utilidade. Para mim, teve.

 

02) Faça um backup das suas bibliotecas atuais

É bom ter pelo menos um backup completo das suas Bibliotecas e mídias em um HD (ou outro dispositivo) à parte. Para projetos importantes, eu tenho uma cópia das minhas Bibliotecas em um RAID 5, e uma segunda (e às vezes terceira) em um outro HD. Você pode fazer backups usando o FCPX ou o Finder.

No Finder, vá até o HD onde as Bibliotecas do Final Cut estão localizadas, selecione a Biblioteca e a pasta de mídias externas, e arraste-as para um novo HD. Eu mantenho minha Biblioteca e a pasta de mídias externas em uma pasta master, e simplesmente a duplico. Com isso, faço uma cópia completa no novo HD. Obviamente, esse drive tem de ser grande o bastante para acomodar as mídias.

Se você fizer o backup usando o Final Cut, abra a Biblioteca e selecione todos os eventos dentro dela. Vá para o menu File e escolha Copy Events to Library > New Library.

2 copytonewlibrary

Escolha um novo HD para sua Biblioteca de backup

3 bulibrary

Mais detalhes sobre como fazer backup das Bibliotecas podem ser encontrados aqui e no documento de suporte da Apple [ambos em inglês].

03) Faça backup da versão atual do Final Cut da pasta Aplicativos

Isso vai “congelar” a versão atual do aplicativo caso você precise dele em algum momento. A Apple recomenda que você faça o backup do app Final Cut comprimindo-o num arquivo .zip, arquivando-o em um outra pasta. Evite manter mais de uma cópia do Final Cut em qualquer dispositivo de armazenamento que esteja conectado. Isso pode trazer problemas. Quando você clicar o botão de atualização do Final Cut na App Store, a nova versão substituirá a versão que está na pasta Aplicativos.

O artigo de suporte “Final Cut Pro X: melhores práticas para atualização” pode ser encontrado aqui [em inglês].

 

04) Certifique-se de que seu Sistema Operacional, computador e placa de vídeo atendem ou, melhor ainda, ultrapassam os Requisitos Mínimos de Sistema.

http://www.apple.com/finalcutpro/specs/

05) Informação extra:

Faça um backup da pasta com os Templates de Motion, localizada na pasta Usuário > Filmes

4 b4uupd4

Alguns dos plugins criados por terceiros podem não ser compatíveis com a versão 10.4. Caso haja algum problema com o 10.4, você terá uma cópia que funciona com a versão anterior. Cheque o site do desenvolvedor para saber se existe compatibilidade.

06) Informação extra: antes de atualizar o Final Cut, esvazie a pasta Motion Templates, movendo seu conteúdo para uma nova pasta.

Isto permitirá uma instalação “limpa” dos efeitos, titles e generators do 10.4. Uma vez que o 10.4 esteja instalado, faça um backup desta pasta nativa de Motion Templates, para ter uma cópia pura da mesma para corrigir eventuais problemas. Você pode adicionar plugins e efeitos de terceiros novamente, caso sejam compatíveis com o 10.4.

07) Desconecte todos os drives que contenham as suas Bibliotecas de backup.

Isto evita que o Final Cut acidentalmente interaja com elas. Se quiser testar um projeto recente no Final Cut X 10.4, arraste uma cópia da Biblioteca para outro HD. Então, rode o Final Cut X 10.4 e abra a Biblioteca de teste.

08) Exporte um arquivo master dos seu projetos importantes já finalizados

Abra o projeto na Timeline e, no menu Share escolha Master File… Salve este arquivo junto do projeto.

5 masterfile1

09) Exporte um arquivo XML dos seus projetos importantes já finalizados

Selecione a Biblioteca no Browser do FCP e escolha File > Export XML…

Salve o XML criado junto ao seu projeto.

Leia também o artigo da Apple Antes de Instalar o Final Cut Pro X

Esperemos que tudo dê certo durante a atualização para o Final Cut Pro 10.4. Mas, só por garantia, seguir estas dicas antes de atualizar pode evitar problemas.

Como sempre, fique ligado no podcast Final Cut Pro Radio para receber as notícias mais recentes sobre o Final Cut Pro.

Tradução: Marcelo Ferraz

 

Copyright © 2017 Richard Taylor. Todos os direitos reservados. Apple e Final Cut Pro X são marcas registradas da Apple Inc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: falandofinalcut

Editor de vídeo. Entusiasta de todo tipo de criação audiovisual. É pra aprender que estamos por aqui.

2 comentários em “Prepare-se para o novo Final Cut X 10.4”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s